Gato Exótico de Pelo Curto – Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana.

Gato Exótico de Pelo Curto Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0001
Gato Exótico

Chegou a hora de falar sobre o gato Exótico de pelo curto, o Exótico, ou Exotic shorthair, para os americanizados. Esta raça de gatos não é a mais famosa e muito menos a mais queridinha de todos, mas com certeza por onde passa atrai todos os olhares e a atenção. É justamente por ser exótico, que a raça de gatos Exótico de pelo curto leva a palavra exótico no próprio nome.

Aqui no site Gatos Miau eu criei a seção Raça de Felinos com o único objetivo de reunir em um único lugar as publicações mais importantes sobre raça de gatos. Todas as publicações possuem uma riqueza de detalhes incrível e as características principais de cada raça de gato são o foco meu principal.

Meu objetivo é publicar informações válidas sobre todas as raças de gatos conhecidas. Sei que isso é um projeto que pode levar anos e tem grande chance de não se concluir, mas considero este site o meu livro pessoal e uma extensão de mim, além de um grande passatempo. É nele que eu publico o resultado de meus estudos pessoais sobre gatos e felinos, que são minha paixão. Ter um gato de estimação é incrível e quem nunca teve a oportunidade de ter um, não sabe o que está perdendo.

Dando continuidade a este projeto, resolvi falar hoje sobre a raça de gatos Exótico de pelo curto, que assim como todas as outras raças de gatos merece o seu espaço neste blog. É importante lembrar que este site é dedicado inteiramente a gatos e felinos. Agora que você já lembrou, vamos lá!

O Gato Exótico de Pelo Curto

O Gato Exótico de Pelo Curto é uma raça de gatos doméstico que foi criada a partir da versão, ou melhor dizendo, do gato Persa de pelo curto. O gato Persa, diferentemente, é muito famoso e muito queridinho de muitos gateiros de plantão.

Aqui no blog já publicamos um artigo especial que fala sobre a raça de gato Persa. Se você ainda não leu, corre lá!

Por ser o gato Persa a origem do gato exótico de pelo curto, ambos compartilham uma grande quantidade de características similares, como tamanho, temperamento e focinho achatado, além de doenças, como veremos a seguir.

Pode até ser que uma pessoa que não esteja acostumada com ambas as raças confunda um com outro, por isso na hora de adotar um é sempre bom levar alguém que entenda para evitar que você leve gato por lebre, exótico por Persa, ou vice-versa.

Gato Exótico de Pelo Curto Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0002
Exótico Branco

Origem do Gato Exótico de Pelo Curto

Na década de 50, mais precisamente no final da década de 1950, gatos da raça Persa eram utilizados como gato principal para cruzamento em alguns criadores americanos especializados na versão de pelo curto dessa raça. Essas operações de cruzamento, ou digamos assim testes, eram realizadas em segredo, pois a intenção era produzir gatos de pelo curto para apreciação em concursos.

A ideia dos criadores de gatos Persa de pelo curto, que dominavam os concursos, era melhorar o tipo de corpo do gato e também sua estética. Para isso cruzaram o gato Persa com várias outras raças de gatos.

Outros cruzamentos também foram realizados com gatos da raça Azul russo e gatos da raça birmanês. O que gerou o gato Exótico, entretanto, foi o cruzamento do gato de pelo curto inglês e gato de pelo curto americano, com o gato Persa.

Gato de Pelo Curto Inglês Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0005
Gato de Pelo Curto Inglês
Gato de Pelo Curto Americano Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0005
Gato de Pelo Curto Americano

O resultado do cruzamento logo chamou a atenção de todos, mas ao submeterem os gatos resultantes a uma apreciação, eles perderam por terem mostrado indícios claros de cruzamento, o que era proibido na época, por isso os testes eram feitos em segredo. Apenas gatos de raça considerada “pura” de pelo curto, sem manipulação, poderiam participar e ganhar. Tinham de ser naturais. Estranho que o gato Persa já é resultado de mistura, então, não fazia sentido. Ele era o único cruzamento permitido.

Após um curto período, um criador de gatos que viu grande potencial na mistura do gato Persa que originou o gato de pelo curto, conseguiu convencer o juiz da Associação dos Criadores de Gatos Americanos (Cat Fanciers’ Association) e a criadora de gato de pelo curto, Jane Martinke, a reconhecer o resultado do cruzamento como uma nova raça de gatos. Isso em 1966 e o nome que foi dado para esta nova raça de gatos é gato Exótico de pelo curto, Exotic Shorthair.

Você pode saber mais sobre isso, nesta matéria da Wikipedia.

Gato Exótico de Pelo Curto Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0003
Exótico Branco

Gato Exótico de Pelo Curto e o Gato Persa

Como o gato Exótico de pelo curto é resultado do cruzamento do gato Persa com outra raça, este gato de estimação herdou inúmeras semelhanças da raça pai. Como resultado, até mesmo o gene de cabelos longo recessivos podem passar, o que resulta em um gato exótico de pelo longo.

Por causa disso, quando ocorre o acasalamento e o cruzamento desses gatos, há a possibilidade de 1 a cada 4 filhotes virem com pelos longos.

Os gatos Exótico de pelos longos não são considerados gatos da raça Persa, segundo a Associação dos Criadores de Gatos Americanos, mas sim pela Associação Internacional de Gatos.

Características físicas da raça de gatos Exótico de pelo curto

As características físicas de gatos da raça exótico são muito similares as características dos gatos da raça Persa. A única diferença hoje, entretanto, é a quantidade e volume de pelo.

A cabeça do gato exótico é oval e seu crânio é muito amplo. Sua testa é arredondada e o gato possui bochechas cheias que dão uma sensação de fofinho ao extremo.

O nariz do gato exótico é curto e seu focinho também é achatado, assim como os do persa.

As orelhas do gato exótico de pelo curto são pequenas e arredondadas na ponta.

Seus olhos são grandes e redondos. Geralmente a cor dos olhos corresponde à cor da pelagem do gato. Elas podem variar de ouro cobre, verde chinchila e dourado.

Assim como todo gato gordinho o pescoço é curto e grosso.

Seu corpo é médio, seu peito é largo e seus ombros são enormes.

Interessante notar que seus ossos são grandes e poderosos. Com tudo isso ele pesa de 3,5kg a 6kg.

O rabo do gato exótico é curto e grosso, e suas patas são grandes e redondas.

Seu pelo, que é um dos pontos principais, é curto.

Gato Exótico de Pelo Curto e a Família

O gato exótico de pelo curto é um ótimo companheiro para a família em todas as horas. Esta raça de gatos em especial possui personalidade muito gentil e calma. O mais legal é que eles são tão calmos quanto o gato Persa, a raça pai.

Algo interessante de notar é que esta calmaria não quer dizer que o gato seja desanimado, muito pelo contrário, pois ele chega a ser mais animado até mesmo do que o gato persa, sua raça de origem.

Assim como todos os gatos, o gato exótico é muito curioso e brincalhão. Ele faz amizade muito fácil com outros gatos e até mesmo com cães, coisa que é difícil de acontecer com outras raças de gatos. Claro que o bom senso continua valendo nessa hora. O convívio deve ser aplicado adequadamente.

Se você precisa trabalhar o dia inteiro e deixar o gato sozinho, esta raça talvez não seja ideal para você, pois pensando no bem-estar animal, este gato em especial não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Eles precisam da presença do proprietário. Caso contrário o surgimento de comportamentos típicos de gatos que sofrem de estresse e depressão se tornam visíveis.

Gatos da raça exótico também são conhecidos por demonstrar carinho aos seus donos. São extremamente fiéis, até mais do que outras raças de gatos. É comum ver este gato procurar o colo ou sentar em cima de você para dormir.

Devido a tudo isso, essa raça de gatos é perfeita para quem mora em apartamentos ou na grande cidade.

Se assim for, você não deve esquecer que por ter origem também no gato de pelo curto inglês, assim como foi mencionado no início deste artigo, o gato exótico de pelo curto são excelentes caçadores e adoram trazer presentinhos para casa do dono. Esta natureza mais “selvagem” eles trazem consigo desde a alma. Então é comum ver eles com lagartixas ou pequenos camundongos na boca voltando para casa.

Gato Exótico de Pelo Curto Saiba tudo sobre a raça de gatos Exótico de origem americana Foto 0004
Gato Exótico

A saúde do gato Exótico de pelo curto

Os grandes e mais comuns problemas de saúde dos quais o gato Exótico pode sofrer se dão ao fato de ele ser um gato de raça braquicefálica. Isso quer dizer que seus problemas são resultados da formação da sua face, onde seu nariz e seus olhos ficam muito próximos uns dos outros.

Essa combinação faz com que esta raça de gatos em especial sofra constantemente com problemas nos canais lacrimais, além da famosa sinusite. Esses problemas citados, alias, são comuns até mesmo em cães com essas características, como o Pug.

Também, como sua arcada dentária, a mandíbula propriamente dita, é mais curta do que a mandíbula dos outros gatos, as chances de ocorrer o desalinhamento ou o que é considerado o apinhamento dos dentes é muito grande. Isso faz com que a visita ao veterinário seja constante, muito mais frequente do que com gatos de outras raças. Dinheiro para manter isso é indispensável, então possuir um gato de raça como esta é necessário muito planejamento por parte da família. É necessário saber de antemão se ele vai caber no bolso.

Doenças do gato Exótico

Um dos problemas que costumam afetar o gato Exótico de pelo curto é a síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas. Esta doença causa uma anormalidade nas vias aéreas superiores do gato. Ela pode variar de gravidade leve, moderada à grave e causa o aumento da resistência das vias aéreas, inflamação das estruturas nas vias aéreas e o aumento da pressão sobre o coração.

Também conhecida como doença obstrutiva das vias aéreas superiores congênita, ela pode afetar cães e gatos com focinho achatado. O tratamento é feito por meio de perda de peso e em alguns casos cirurgia.

Outras doenças que são comuns na raça de gato Exótico de pelo curto são urolitíase por oxalato de cálcio, que é a pedra cristalizada na bexiga e nos rins, e a doença renal policística felina (DRP), que é uma doença genética muito comum em gatos da raça Persa e que pode gerar a insuficiência renal.

Como o gato Exótico é resultado do cruzamento do gato Persa com outros, ele pode herdar a doença. Por isso ter uma reserva de dinheiro para bancar idas e vindas ao veterinário é muito necessário para famílias que desejam ter este gato como animal de estimação, como já foi dito antes.

Trabalho com a raça de gato Exótico

Graças a maravilha do cruzamento entre raças, o gato Exótico é uma raça de gatos propriamente dita de pelo curto. Isso quer dizer que seus donos não terão problemas com a manutenção da pelagem do animal. O próprio gato é capaz de manter seu pelo arrumado sem quase nenhum tipo de intervenção humana. Sabe aquelas horas e horas que você passa escovando seu gato para evitar nó no pelo? Então, com ele não precisa disso.

Lembrando que apesar de não ser uma “necessidade”, pentear o gato é sempre bom porque remove os pelos soltos e reduz o surgimento do problema de bolas de pelo, mas o felino é totalmente capaz de fazer isso sozinho.

Um outro detalhe é que devido ao focinho achatado e a distância curta entre os olhos, o gato exótico costuma lacrimejar bastante por causa do duto lacrimal. Isso geralmente umedece e mancha os pelos da face.

Limpar o gato constantemente com um pedaço de pano umedecido é quase sempre necessário para não ter de ficar vendo a sujeira toda hora.

Reprodução da raça de gato Exótico

A reprodução do gato da raça exótico acontece de forma tardia. Esta raça de gatos envelhece muito lentamente. Com isso ele só atinge a maturidade ao fazer dois anos de idade. A puberdade, então, demora chegar.

Quando dois gatos exóticos cruzam, os filhotes podem vir com pelos compridos. Externamente são muito parecidos com gato Persa. Infelizmente é algo que pode acontecer. Se você adotar um macho e fêmea com a intenção de reprodução, é um risco.

Conclusão

Adotar um gato de raça requer muita atenção. Eles podem ser mais bonitos que os gatos domésticos tradicionais, mas com certeza demandam também de cuidados especiais.

Como você pode ver até aqui o gato Exótico de pelo curto é resultado do cruzamento do gato Persa com o gato de pelo curto inglês e o gato de pelo curto americano. Devido a isso ele possui várias características semelhantes a gatos da raça persa. Seu temperamento é muito calmo e ele é muito fiel aos seus donos. Sua característica principal, além do pelo curto, é seu focinho achatado, muito parecido com o do persa.

Esta raça de gatos é ótima para apartamentos e locais pequenos, mas não muito boa se você precisa sair e deixar a casa sozinha por muito tempo, visto que eles não gostam de ficar só por um longo período.

Além de tudo isso, devido aos problemas de saúde em específico da raça, se você deseja um gato desses precisa ter uma reserva em dinheiro para garantir um bom tratamento caso surja os problemas de saúde renais.

Se após considerar tudo isso você achar que o gato Exótico de pelo curto é a melhor escolha, corra para adotar um, pois vale muita pena.

Logo virei com mais artigos e matérias especiais sobre raças de gatos aqui no site Gatos Miau, então retorne sempre para ver as novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui