Gato Siamês – Conheça a raça de gatos que encanta milhões de gateiros em todo o mundo.

Gato Siamês Conheça a raça de gatos que encanta milhões de gateiros em todo o mundo Foto 0001
NON SPECIFIE: Chat siamois seal-point. (Photo by Werner LAYER/Gamma-Rapho via Getty Images)

Olá! Se você chegou até aqui é porque você deseja saber mais sobre o Gato Siamês, não é mesmo? Esta raça de gatos em particular é muito conhecida em todo o mundo e milhões de famílias optaram por ter gatos dessa raça como animal de estimação. Neste artigo vou falar um pouco mais sobre esta raça de gatos e inaugurar de uma vez por todas a seção de Raça de Felinos aqui do site Gatos Miau. A raça de gatos siameses foi escolhida para iniciar.

Este é um projeto que está na minha mente desde que eu inaugurei o site e finalmente vou colocar em prática, afinal, um site de gatos que não fala sobre gatos não faz sentido, não é mesmo? Tudo o que eu coloquei neste artigo sobre gatos aqui no site Gatos Miau foi resultado de semanas de pesquisas sobre gatos da raça siamês. Resolvi iniciar pelo Gato Siamês por se tratar um dos gatos mais queridinhos no mundo. Está pronto? Então vamos lá!

O Gato Siamês

Gato Siamês Conheça a raça de gatos que encanta milhões de gateiros em todo o mundo Foto 0002
Gato Siamês

O Gato Siamês é uma raça de gatos de origem tailandesa que tem como principal característica sua cabeça com leve formato triangular e orelhas grandes. Gatos dessa raça são geralmente confundidos com gatos da raça Thai, uma variação da raça dos gatos siameses que em 2007 foi finalmente oficialmente reconhecida pela TICA (Associação Internacional de Gatos) como sendo a raça tradicional e como tal, uma raça à parte. Isso acontece porque antigamente era tudo considerado a mesma raça, mas o Gato Siamês moderno, que todos nós conhecemos, possui características físicas bem diferentes de gatos da raça Thai, que pode ter olhos verdes, é mais arredondado e pode ter um nó em sua calda.

Mesmo sendo a raça de gatos Thai a raça original, ou seja, a raça pai que originou o siamês moderno, foi o Gato Siamês que ficou famoso no mundo ocidental. Com a popularização do Gato Siamês moderno no Ocidente, gatos da raça Thai ficaram em segundo plano e só em 2007 a raça foi reconhecida formalmente como a origem da raça atual. Logo abaixo tem uma foto de um gato da raça Thai para você conhecer, caso ainda não o conheça. O Gato Siamês moderno, entretanto, é muito mais carinhoso e sua fama como ótimo animal de estimação percorre todo o mundo e encanta milhões de gateiros que decidiram por livre e espontânea vontade ter esta raça de gatos como gato de estimação.

Gato da raça Thai
Gato da raça Thai

Devido ao seu temperado, os gatos siameses são recomendáveis para famílias que querem um bicho de estimação que se apega a todos os membros, desde crianças à idosos. Eles são bem carinhosos e sua beleza natural da espécie, caracterizada por corpo de porte médio com cabeça triangular e orelhas grandes, impressiona até quem tem alergia à gatos. Impressionante, não acha? Foi por isso que resolvi iniciar a seção aqui no site Gatos Miau falando especificamente por esta raça de gatos, o Gato Siamês.

Origem da raça de gatos Siamês

A origem do Gato Siamês é praticamente incerta. Acredita-se hoje, porém, que a raça tenha origem no Sudoeste Asiático, mais precisamente no antigo Império de Sião, que hoje é conhecido como Tailândia. Infelizmente pouco se sabe sobre seus antepassados sanguíneos. Por ter origem tailandesa, gatos dessa raça são conhecidos por serem a primeira raça de gatos provenientes do Oriente, apesar da Tailândia se localizar na Ásia. Vai entender, né? Não achei explicação para isso, quem souber deixa nos comentários para que todos nós possamos saber mais sobre a raça de gatos siameses!

No antigo Império de Sião, o Gato Siamês era considerado como gato da realeza e por isso reservado a família real. Por isso eram mantidos em templos sagrados ou no palácio da realeza. Sim, muitos prestavam serviços sagrados à gatos como se fossem deuses. Acredito que no antigo Egito também, mas isso é assunto para outra matéria.

Do antigo Império de Sião, atual Tailândia, o Gato Siamês foi levado para Inglaterra, mais precisamente no ano de 1884, de onde partiu e se espalhou por todo o mundo. Os gatos siameses são conhecidos desde 1330, data especial em que foram mencionados pela primeira vez num dos manuscritos do Sião, chamado de Tamra Maew. Este nome, por sinal, traduzido em português do Brasil quer dizer Livro de Poemas do Gato.

No ano de 1884 um casal de gatos siameses foi transportado para Grã-Bretanha e deles nasceram os primeiros gatos da origem atual moderna, o famoso Gato Siamês que eu e você conhecemos.

Físico do Gato Siamês

O Gato Siamês é sem dúvida nenhuma um dengo! Sua pelagem é curta, mas alguns gatos da raça siamês possui uma pelagem um pouco maior do que os outros. Além de maior, são macias e aderem ao corpo com uma textura fina e densa. Isso depende muito da genética do gato que assim como nos humanos, pode variar de um para outro.

A cor do Gato Siamês chama muito a atenção. Ela pode variar de branco quando filhote, à creme ou castanho claro. Isso em relação ao corpo. Já as extremidades do gato, como focinho, orelhas, rabo (cauda) e patas, podem ir do castanho escuro, muito confundido com preto, à raros azuis acinzentados ou lilás, acinzentado também. Toda essa mistura de cores dá um show à parte ao animal que encanta os olhos de quem vê e admira a raça de gatos siameses.

Gato Siamês Conheça a raça de gatos que encanta milhões de gateiros em todo o mundo Foto 0003
Gato Siamês

As partes mais escuras dos gatos siameses são as que chamam mais atenção e são marcantes. Elas abrangem o rosto (face), pernas, patas, orelhas, rabo (rabo) e o saquinho que fica muito visível no caso dos machos. Sabe essas partes marcantes? Então, elas possuem uma marcação universal para identificação. São chamadas de points ou colourpoints (pontas ou pontas coloridas, em tradução livre). Elas contrastam com a cor do resto do corpo do animal, que por sua vez é branco ou sombreado.

Até aqui já deu para perceber que as cores dos gatos siameses são realmente um show à parte, mas você sabia que muitas são na verdade mutação? Sim, as cores mais escuras do Gato Siamês são resultantes de uma mutação na enzima tirosinase, que atua na produção da melanina do bichano. Ela é muito sensível as temperaturas e por isso só é ativada nas partes mais frias dos gatos, que em geral são suas extremidades. Com isso é só nessas partes do gato siamês que a melanina é produzida, o que gera esta cor escura em suas extremidades. Podemos concluir assim que o gato siamês além de esbelto é um mutante no mundo dos gatos. Lembra até os X-Men, não é mesmo?

Miado do Gato Siamês

Você sabia que o gato siamês possui um dos miados mais estranhos dos felinos? Quando o gato está no cio, ele emite miados ou uivo muito parecidos com o choro de uma criança recém-nascida. Isso é assustador! Se você estiver dormindo e ele começar a miar ou uivar, é quase impossível não acordar no susto com o coração batendo. Mesmo sendo dono de um físico e beleza muitas vezes de dar inveja a outras raças de gatos, o miado forte deste bichano pode assustar algumas pessoas, principalmente se estiver dormindo. Isso acontece mais quando a fêmea do gato siamês está no cio.

O Gato Siamês e a Família

O Gato Siamês é excelente para famílias que procuram um ótimo bicho de estimação. A relação que esta raça de gatos tem com seus donos se assemelha muito mais com a relação que um cão tem, do que com a de outros gatos. Por isso, com esta raça de gatos em especial é possível passear com ele preso em uma coleira e até brincar e “pega”, que ele vai. É só jogar o objeto que ele corre, pega e traz para você. A raça de gato siamês é famosa por ser muito inteligente. Eles amam ser acariciados próximos ao pescoço e são ciumentos também, por isso a família precisa tomar cuidado sempre que for trazer novos animalzinho para casa. Nunca faça bruscamente, é sempre bom ir acostumando o gato siamês ao novo companheiro pouco a pouco.

Além de tudo isso, assim como todos os outros gatos, o gato siamês pode variar seu modo de agir em um instante. Ele pode variar de frio à severas requisições de afeto e isso é normal para raça de gatos siameses.

A fêmea do gato siamês requer alguns cuidados super especiais porque quando ela entra no período de cio ela fica bem histérica e ativa do que o normal. Seu comportamento pode variar em: rolar pelo chão, gemer ou fazer uma correria tremenda pela casa rasgando e arranhando objetos móveis ou estofaria. Após o acasalamento, mais ou menos um mês depois, a gata começa a inchar e seus filhotes podem ser sentidos em seu ventre. Ao nascerem eles são brancos e vão mudando de cor à medida do tempo enquanto crescem.

Trabalho com os Gatos Siameses

Ter um Gato Siamês pode representar ter um pouco de trabalho extra se comparado a possuir um gato de outra raça, principalmente em relação à sua pelagem, que é curta e com fios finos. As cores, como já mencionado antes, podem variar de branco (quando filhote), creme, castanho claro ou escuro, bege e marrom. O trabalho extra é o da escovação da pelagem que precisa ser cotidiana ou diária se possível. Para escovar os pelos do gato siamês é necessário usar uma escova com dureza média que consiga tirar os restos de poeira e principalmente os pelos mortos que ficam no bichano. Quando o gato entra no período de muda, esses pelos mortos crescem em quantidade e precisam ser removidos. Após escovar os pelos do gato siamês com esta escova mais dura, passar uma escova macia para alisar o pelo do gato é extremamente necessário para mantê-lo muito mais agradável.

Reprodução do Gato Siamês

A reprodução do gato siamês é um pouco diferente se comparado à reprodução de outras raças de gatos. Isso acontece porque a fêmea de gatos desta raça entra na puberdade muito antes das outras. Com apenas cinco meses de vida a gata corre o risco de ficar prenha, por isso a castração é muito importante para quem deseja evitar problemas futuros. Interessante notar que a ninhada de gatos da raça de gatos siameses é muito numerosa, geralmente vai de 4 a 6 filhotes. Como já foi informado antes, eles nascem brancos e vão escurecendo conforme vão crescendo e amadurecendo.

Perspectiva de vida do Gato Siamês

O Gato Siamês pode viver em média de quinze a vinte anos. Isso se não pegar nenhuma doença grave durante a vida. Infelizmente eles adoecem mais facilmente do que gatos de outras raças, por isso se você planeja ter um gato da raça siamês você precisa pensar sempre em ter uma reserva de dinheiro para o veterinário. Em geral gatos siameses tem uma vida longa se forem bem cuidados e não adoecerem durante a vida podem chegar longe. A seguir vou falar um pouco sobre a saúde dos gatos siameses.

Saúde da raça de gatos Siamês

A raça de gatos siameses é propensa a passar por alguns problemas de saúde grave. Apesar de várias doenças serem comuns em muitos gatos, esta raça em especial pode sofrer de obstruções nasais e má formação da parte inferior do focinho. Este, em especial, por causa do seu focinho ser curto. Ter complicações nos rins é muito comum em gatos dessa raça também. Devido a essas complicações eles podem ter muitas dificuldades em urinar e em todas as ocasiões a avaliação de um veterinário é imprescindível. Muitos dos problemas, a grande maioria, no caso, necessita de remédios injetáveis para curar, visto que gatos não são conhecidos por tomar medicamentos via oral (pela boca) com facilidade e o gato siamês não foge à regra.

Além dessas mencionadas, o gato siamês pode sofrer de bochechas largas, cabeças com predominância excessiva, ter membros fracos e engordar ou emagrecer de forma drástica e excessiva. Manchas na barriga ou olhos de outra cor que seja diferente do azul comum, podem ser sinal de estrabismo excessivo. Além do mais, ter calda curta em forma de gancho não é um bom sinal, assim também como pés brancos e cálculos na bexiga. Tudo isso é muito comum em gatos dessa espécie o que de antemão demonstra que este gato precisa de um cuidado muito especial com a saúde e gateiros que desejam ter um gato siamês de estimação precisa ter em mente que reservas de dinheiro para veterinário são muito necessárias, pois o gato pode morrer facilmente de qualquer doença sem o devido tratamento. Isso é um peso que deve ser considerado por quem deseja ter um gato da raça siamês.

Enfim

Acredito que até aqui você já conseguiu aprender bastante do conhecimento que adquiri estudando a raça de gatos siameses que é uma das mais queridinhas por gateiros em todo o mundo. A raça de gato siamês é excelente e uma ótima opção para gateiros de plantão! Deseja saber mais? Veja algumas curiosidades que aprendi sobre gatos siameses em minha pesquisa:

Concurso de Beleza de Gato Siamês

Assim que chegaram à Grã-Bretanha, em 1884, a raça de gatos siameses chamaram muito a atenção por sua beleza e também por seu comportamento carinhoso. Devido a isso, o cônsul inglês Owen Gould resolveu criar um concurso de beleza em Londres apenas de Gato Siamês. O evento aconteceu no Palácio de Cristal, em 1885, um ano após a chegada da raça de gatos siameses ao país.

Gato Siamês e o Cinema

Os gatos siameses fizeram um grande sucesso nas telonas do cinema, principalmente nas animações e clássicos cinematográficos da Disney. O filme A Dama e o Vagabundo, possui dois gatos dessa raça. No filme a personagem Lady, que é uma cachorrinha, passa por poucas e boas quando tem de passar alguns dias na casa de dois gatos siameses, Si e Am.

Gato Siamês cão de guarda?

Sim! Algumas lendas do século XIV apontam que os gatos siameses eram responsáveis por guardar em segurança os anéis das princesas do Oriente. Devido a isso o valor de gatos da raça de gatos siameses se tornou inestimável na época.

Quer saber mais um pouco de curiosidades sobre a raça de Gato Siamês? Então veja nesta matéria do site Metrópoles, muito bom por sinal!

10 Curiosidades incríveis sobre os gatos siameses

Ufa, consegui, cheguei até o fim. Agora você já sabe que os gatos siameses são elegantes e muito ativos. A maioria dos donos de gato siamês não se arrependem de o terem escolhido como animais de estimação. Acredito que você também não vai se arrepender. Eles são uma das raças de gatos mais populares do mundo e com seus olhos azuis gigantes conseguem chamar a atenção de todos em sua volta. Eles são fofinhos e independentes também como todos os outros gatos. Se o tiver, não esqueça de trata-lo com muito respeito.

Gato siamês é uma raça de gatos muito boa para se ter em casa e são ótima companhia. Dê a eles muito carinho, amor, consideração e dedicação, pois os gatos siameses merecem. Ah, não esqueça que esses gatos podem apresentar um problema de gula, ou até mesmo a falta dela. Por isso não é raro encontrar gatos muito obesos ou apresentando magreza extrema, principalmente dessa raça em especial, portanto cuidado! Toda atenção na hora de monitorar seu gato.

Agora você já conhece a raça de gato siamês que encanta milhões de pessoas em todo o mundo. Todos gateiros! Logo trarei mais matérias especiais sobre gatos de diversas raças. Não esqueça de seguir o site ou nossas redes sociais. O link delas está no rodapé da página ou na parte superior do site. Simples assim! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui